Notícias DeltaGen
Índice de Seleção da DeltaGen agora conta com Idade ao Primeiro Parto

A DeltaGen sempre busca fazer ajustes no programa e no índice de seleção. O objetivo é fomentar uma resposta genética positiva para as características que selecionadas há vários anos.

O novo índice de seleção anunciado agora pela associação elevou em mais de 200% a resposta genética para idade ao primeiro parto, quando comparado com o índice anterior. Atualmente, cada 5 pontos de índice final, representa uma chance de 42,9% de prenhez precoce.

Além da resposta super positiva para redução da idade ao primeiro parto, o novo índice também controla respostas genéticas indesejadas, como por exemplo o aumento do peso ao nascimento, característica que é antagônica a adaptação dos animais.

Bezerros com peso maior ao nascimento, normalmente demoram a levantar, mamar e seguir o rebanho, algo que pode reduzir a sua taxa de sobrevivência.

Outras respostas genéticas para as questões que giram em torno de produtividade, por exemplo, qualidade de carcaça, composição da carcaça, são fatores já trabalhados pelo programa.

“Nós queremos animais mais pesados, mas com uma carcaça melhor, com mais precocidade, com mais musculatura, com bom volume corporal,” explica o gerente técnico da DeltaGen, Rodrigo Dias.

O trabalhado para implementação da IPP é resultado de diversas ações. O “Desafio de Precocidade” foi uma importante métrica nesse processo. Os técnicos da DeltaGen perceberam que a IPP seria um indicador de precocidade direto e mais eficiente para redução a idade ao primeiro parto, o que garante animais mais precoces.

“Diante disso, depois de vários estudos com o GenSys, nosso parceiro, nós passamos a adotar a partir dessa safra atual, a Idade ao Primeiro Parto no índice,” finaliza Dias.

Parceiros DeltaGen
Todos os direitos reservados | DeltaGen | 2019 • Site produzido por Pontual Propaganda