Notícias DeltaGen
Vaca número 1 entre 100 mil é destaque de programa de melhoramento

Escrito por Compre Rural

4 de setembro de 2023

Fazenda participante do Programa de Melhoramento Genético DeltaGen possuí a melhor matriz entre mais de 97.000 matrizes da base de dados do programa

O Melhoramento Genético Animal (MGA) de bovinos de corte deu um grande salto de desenvolvimento nos últimos trinta anos, unido ao progresso da nutrição animal, entrega a indústria animais mais pesados e melhores acabados fazendo com que o produtor seja premiado por isso. Um desses programas, o DeltaGen, acaba de identificar, dentre 97.000 matrizes da sua base de dados a de maior INDF do DeltaGen é top 0,1% com 32,26 pontos de índice, destaque para as DEPs de CPM e composição de carcaça além de desempenho, com 85 dias de D400.

A Matriz super precoce que compõe o rebanho e o plantel de doadoras da Fazenda Sant’Anna do Apa, do Grupo Jaguari, localizada no município de Bela Vista, no estado do Mato Grosso do Sul. Vale ressaltar que ao adentrar em um programa de melhoramento genético, o maior ganho para uma fazenda são as matrizes, já que é a partir delas que sairão as futuras matrizes e touros. A matriz é doadora do rebanho, e recebeu o prêmio durante a 18ª Reunião Técnica em Uberaba. Na ocasião, aconteceu a celebração dos 30 anos do Programa DeltaGen.

Luiz Borges ao centro com o troféu / Foto: DeltaGen

O gerente da fazenda Luiz Borges disse que receber este prêmio é coroar um trabalho feito com muita dedicação e amor pelo melhoramento genético animal. “Para nós é uma satisfação enorme receber este prêmio. O nosso objetivo aqui na Sant’Anna do Apa, é buscar a excelência em tudo o que nos propomos a fazer. Este mérito é de toda a nossa equipe de funcionários e também de consultores que nos auxiliam incansavelmente por aqui.” – disse Luiz.

Luiz também nos disse que não existe receita mágica para a produção de animais de excelência, conta que o segredo do sucesso é muita dedicação, seriedade, disciplina e comprometimento, aliados a uma equipe focada e totalmente engajada no projeto de produzir sempre, animais melhoradores.

A Fazenda Sant’Anna do Apa é gerenciada desde 2012 pelo técnico em Agropecuária Luiz Borges e a gestão econômica é feita pela Zootecnista Claudia Verônica, egressa da Fazu.

Consultado o mestre em Reprodução Animal e diretor executivo da DeltaGen, Fabio Girardi Frigoni, nos disse que o foco maior do programa é na avaliação de fêmeas, pois são elas que permanecem no rebanho da fazenda. “Para o pecuarista é muito fácil buscar sêmen dos melhores touros no mercado, mas ele precisa lembrar que o bezerro que nasce na fazenda é fruto de 50% do touro e 50% da fêmea/matriz. A grande dificuldade e desafio é melhorar o rebanho de fêmeas como um todo, já que são elas as máquinas de produção de bezerros dentro da fazenda.”

Frigoni ressalta também que os touros líderes de sumário são avaliados e escolhidos entre aproximadamente 2 mil machos. No caso das fêmeas é possível que sejam avaliadas, todos os anos, mais de 100 mil matrizes afim de escolher as melhores dentro do programa, destacando a pressão de seleção.

“A DeltaGen é um dos programas de melhoramento genético bovino mais conceituado e respeitado do país. Mais de dois terços de toda genética CEIP comercializada via sêmen no Brasil é oriundo de nossos conectados. Portanto, estar à frente desse projeto requer muito comprometimento e paixão; esses são os pilares que norteiam minha rotina.” – assegura Fabio.

O médico veterinário Alvaro Fortunato, sócio-diretor da Personal PEC, acompanhou a reunião anual da DeltaGen em Uberaba e falou sobre a importância desse trabalho de melhoramento das fêmeas nas fazendas. “A importância do melhoramento genético nos rebanhos é justamente para ter uma ‘régua de aferição’ para que as avaliações possam ser de forma precisa e alavancar os ganhos genéticos e produtivos de forma vertical. Onde podemos conseguir maiores e melhores ganhos dentro da área produtiva.” – ressaltou o Alvaro Augusto Fortunato, médico veterinário e sócio-diretor da Personal PEC.

Alvaro ressalta que os criatórios que priorizam o ganho genético tem feito seus acasalamentos com muito critério afim de usar realmente os animais superiores com boa avaliação genética e fenótipo para produzir animais superiores a cada safra, mas também, corrigir eventuais problemas nos rebanhos.

Fazenda Sant’Anna do Apa melhorou mais que o dobro do programa

O rebanho da raça Nelore da fazenda participa há cerca de 16 anos do Programa de Melhoramento Genético da Conexão DeltaGen. Na última safra o Mérito Genético cresceu 2,3 vezes mais que a média do programa, ou seja, mais que o dobro do programa.

Além do mérito genético colhemos frutos com os dados zootécnico como :

Índices Fertilidade acima de 83%;
Índices de desmama acima de 74 % por vaca exposta;
Bezerros desmamados em média 240 kg;
Reposição de matriz no rebanho 100 % com novilhas jovens entre 12 a 14 meses.

O programa de melhoramento da DeltaGen é baseado nos princípios de seleção a pasto e sistema de ciclo curto, no qual os animais iniciam a reprodução e são abatidos rapidamente. Método que preconiza maior precocidade e contribui para uma pecuária rentável e competitiva.

Leia a matéria: https://www.comprerural.com/vaca-numero-1-entre-quase-100-mil-e-destaque-de-programa-de-melhoramento/

Parceiros DeltaGen
Todos os direitos reservados | DeltaGen | 2023 • Site produzido por Pontual Propaganda