A DeltaGen lança no mercado duas novas ferramentas genômicas. É mais uma inovação para o pecuarista que busca aumentar a lucratividade e a produtividade do rebanho. A novidade estará disponível no mercado com o compromisso de um dos programas de melhoramento genético de maior credibilidade do país, líder absoluto na genética CEIP do mercado.
Serão dois produtos comerciais: DeltaGenômica e DeltaMating. A primeira utiliza e cruza dados focados em produtividade e, consequentemente, aumento da lucratividade em 4 etapas do processo: seleção de matrizes, coleta de amostras para leitura de DNA do animal e definição do perfil genômico do rebanho e acasalamento genético dirigido a partir do robusto banco de dados do DeltaGen, que possui mais de 1 milhão de animais avaliados.
O segundo produto, DeltaMating, é um desdobramento da DeltaGenômica: possibilita animais já genotipados na Neogen a utilizar o banco de dados DeltaGen para rodar os acasalamentos genéticos dirigidos e potencializar o ganho genético da safra.
Fabio Frigoni, diretor executivo e responsável técnico do programa DeltaGen explica: "são duas ferramentas inovadoras no mercado que possibilitarão que as fazendas comerciais de cria deem um salto gigantesco em produtividade, pois estarão se beneficiando de 30 anos de progresso genético do programa," afirma.
É mais uma ferramenta fundamental para os criadores que buscam incremento na produção de carne. Além disso, fortalece o compromisso da DeltaGen com a pecuária brasileira, como diz Vitor Bonadio, supervisor técnico do DeltaGen.
"A DeltaGenômica é adequada para fazendas comerciais que querem saber como as matrizes estão. Entender quais são as suas melhores matrizes e que vai utilizar a base de dados de 30 anos da DeltaGen como um espelho para entender quais são as suas melhores matrizes e direcionar o trabalho dentro do rebanho," explica.
A Neogen é parceira da DeltaGen em mais este lançamento. Será da empresa o trabalho de fazer a leitura das amostras de DNA para traçar o perfil genômico do rebanho. A GenSys, também parceira nessa inovação, irá gerar os índices (Desmama, Final, Retorno Maternal, Frigorífico e Idade ao Primeiro Parto) além de direcionar os acasalamentos genéticos dirigidos ao cliente final.
"Toda a vez que a gente traz mais informação para o campo a gente melhora o desempenho da pecuária nacional de uma forma geral. É mais uma vez a DeltaGen buscando soluções tanto para os associados quanto para a pecuária brasileira," finaliza Ian Hill, presidente DeltaGen.