Os touros jovens da safra 2020 já foram escolhidos, significando certeza de que eles se tornarão excelentes reprodutores.
O programa de melhoramento genético da DeltaGen promove o progresso genético entre os rebanhos participantes. Ao longo dos anos de atuação, fornecemos material genético para identificar de forma rápida e eficaz touros com progênie superior.
Todos os anos a DeltaGen alia a escolha dos melhores fenótipos entre as melhores avaliações, para que dessa forma possa trazer animais com potencial genético elevado e com um fenótipo apurado.
O desempenho é medido por meio do peso em jejum, as avaliações de CPM (Conformação, Precocidade e Musculatura), tudo isso em duas fases da vida dos animais: desmama e sobreano.
Depois de feitas todas as coletas de dados nas fazendas, os animais têm seu valor genético calculado e com isso chega-se aos animais de Ceip. Tendo essa ação como base, são escolhidos os animais com prova mais harmônica, que trazem uma consanguinidade baixa para o rebanho geral da DeltaGen, proporcionando variabilidade genética.
Parte desses animais é enviada para uma central, ocorrendo a escolha dos animais que tem o fenótipo muito apurado e avaliação genética bastante superior, conforme descrito anteriormente.
A partir disso, a DeltaGen traz para os seus criadores e também para o mercado, haja vista que grande parte dos animais já estão contratados por centrais, esse material genético é distribuído entre os associados buscando aumentar a lucratividade, identificação de novos reprodutores e agregando valor a pecuária como um todo.
Encerrando o processo de escolha dos Touros Jovens, eles são coletados é o sêmen é distribuído a todos os participantes do programa de Melhoramento Genético da DeltaGen.