Com o objetivo de proporcionar que os touros tenham mais tempo de coleta na central e, desta forma, adiantar a distribuição de todas as doses programadas antes do início da estação de monta, a DeltaGen vai antecipar, neste ano, a Revisão de Candidatos a Touros Jovens. Ela terá início no dia 11 de abril. No ano passado, o procedimento começou a ser realizado no mês de maio
O trabalho consiste em revisar os melhores animais da safra. Após essa seleção, os escolhidos são levados para uma central de coleta, onde é feito o congelamento de sêmen, que, posteriormente, será distribuído entre os associados. Para este trabalho, a DeltaGen conta com a parceira Central Bela Vista, que trabalha na coleta, congelamento e envio do sêmen dos touros jovens.
Rodrigo Dias, gerente técnico da DeltaGen, explica que todos os animais são submetidos a essa seleção criteriosa, e são escolhidos apenas os touros de melhores índices, com DEP's equilibradas e que foram aprovados numa revisão fenotípica e funcional rigorosa.
“Tratam-se de animais com o maior equilíbrio entre avaliação genética, harmonia de DEP's, pedigree e fenótipo. São revisados um a um, utilizando sempre os mesmos critérios, lembrando sempre que a seleção pelos índices e DEP’s já foi realizada no escritório. Além disso, estamos otimistas para em 2019 conseguir revisar todos os candidatos já genotipados, o que trará mais segurança aos nossos associados”, ressalta.
Esta revisão indica os touros jovens que produzem os melhores resultados segundo critérios básicos, como: acasalamento para maximização do índice final da futura progênie; acasalamentos corretivos para características produtivas e caracterização racial (restrição opcional); melhor balanceamento das DEP’s (uso de índices quadráticos) e manutenção de níveis aceitáveis de endogamia ou consanguinidade.
Dias reitera que essa revisão tem como principal finalidade, permitir que associados tenham acesso a melhor genética para implementar em seus criatórios.
“Os touros jovens são os sucessores dos touros provados. São eles os responsáveis pela melhoria dos valores genéticos, aumento da diversidade genética e por fim são a esperança pela qual estamos lutando... seguir tendo resultados financeiros superiores! ”, finaliza.