Um dos principais trabalhos da DeltaGen é oferecer aos associados ferramentas que possam auxiliá-los no desenvolvimento de um plantel consistente. Para isso, uma das formas de acompanhar a evolução do rebanho é fazer as avaliações de sobreano e envia-las para análise. Depois de reunir todas as informações, desde a reprodução, nascimento e desmama, completa-se a coleta de dados com as avalições de sobreano, indispensáveis para gerar as DEP´s de produtos, touros e matrizes.
E para que esse trabalho apresente resultados cada vez mais eficazes, é de grande importância que todos os associados enviem os dados de sobreano das Safra P15 e O16 até o dia 10 de abril. José Luiz Paiva Severo, da GenSys, parceira da DeltaGen, chama a atenção sobre a necessidade de os associados enviarem os dados dos animais.
A matéria prima de qualquer programa de melhoramento genético é a informação. Todos gostamos de ver belos animais, mas devemos ficar satisfeitos e orgulhosos de nosso trabalho quando a beleza produtiva fica comprovada com número, ressalta Severo.
Vale destacar que todos os procedimentos genéticos realizados pela DeltaGen são feitos em parceria com a GenSys, que é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de métodos adequados para avaliação dos animais sob seleção. Eles acontecem em três fases: nascimento, desmama e pós-desmame. Todas estas etapas com datas e prazos para a correta mensuração e compilação dos dados.
Pontual Comunicação