A DeltaGen, representando todos os seus associados e o setor agropecuário de todo o Brasil, torna pública a enorme indignação com o samba-enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, para o carnaval 2017. A entidade repudia o fato de a escola ter criticado, de forma errônea e leiga, o agronegócio no país.
A letra nos trata como monstros e demonstra total falta de conhecimento sobre a trajetória de nossa história e o quão importante nosso trabalho é para o desenvolvimento do país e, sobretudo, para o mundo. Atualmente, nosso setor é responsável por 20% do PIB, além da geração de renda e empregos.
A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, ao retratar tamanho absurdo em seu samba-enredo, mostra desconhecer a realidade do País em que habita. Demonstra, principalmente, ser alheia aos benefícios em que o setor traz para o Brasil. Não podemos aceitar que a maior festa popular do Brasil, o carnaval, reconhecida mundialmente, seja palco de total ignorância e falta de conhecimento sobre o setor que mais movimenta a economia brasileira.
É importante que todos saibam que o setor em que atuamos desenvolve, de forma consciente e sustentável, um trabalho pautado na responsabilidade e preocupação com o meio ambiente.
Nós, da DeltaGen, e todos os associados, não iremos nos calar diante desse tremendo ataque e repudiamos esse samba-enredo, que presta um desserviço para a população brasileira. Nos indignamos mais ainda com o fato de ele ser propagado em uma das maiores festas do Brasil que, inclusive, tem total admiração do nosso setor.