Os meses de fevereiro e março foram marcados por diversos cursos realizados pela DeltaGen. Nos dias de 12 e 13 de fevereiro, a Fazenda Cristo Redentor, localizada em Miranda (MS), recebeu o curso CPM. Na ocasião, cerca de vinte pessoas participaram do encontro. Representantes da Fazenda e Haras Marimbondo, Fazendas União, Jatiuca, Tatuapé, Água Limpa, além de uma estagiária de veterinária de Lyon, na França, também participaram do evento. Localizada no município de Miranda (MS), a Fazenda Cristo Redentor é associada ao DeltaGen desde 2014.
Com o objetivo de abranger as regiões Norte e Nordeste, a Fazenda Terra Nova, localizada em Cotegipe (BA), também recebeu, nos dias 3 e 4 de março, o mesmo curso. A Fazenda, que pertence à Agropecuária Jacarezinho, associada à entidade desde 1993, participa, constantemente, das atividades realizadas pela DeltaGen.
Nos dias 25 e 26 de março, a Fazenda Maragogipe, em Itaquiraí (MS), também contou com a realização do curso de CPM, que reuniu dezesseis pessoas.
O gerente técnico da DeltaGen, Cassiano Pelle, diz que o este tipo de curso é importante, pois garante a qualidade da informação coletada no campo, bem como promove a integração entre os associados. Todos os avaliadores são obrigados a participar deste curso/reciclagem, justamente para manter o padrão de qualidade de informação coletada, explica.
Realizado em parceria com o GenSys, os cursos são ministrados pelos técnicos Cassiano Pelle e Jorge Luiz Paiva Severo.
CPM
O curso de CPM envolve características que fazem parte do processo de seleção da DeltaGen, como Conformação, Precocidade e Musculatura. Tanto nas fases de desmama quanto de sobreano, os animais passam por uma avaliação visual. Na desmama são pesados e avaliados para as características de CPM e U (umbigo, que também tem o tamanho avaliado). Com exceção do peso, para todas as características são atribuídas notas que variam de 1 a 5, sendo 1 para o inferior e 5 para o superior dentro grupo. No caso da nota de umbigo, a relação é 1 para umbigo pequeno e 5 para umbigo grande, explica. No sobreano estas mesmas características são avaliadas: peso e CPMU, e outras que são: altura, perímetro escrotal, pigmentação, ossatura e caracterização racial.